menu Voltar para Abertura Equipe Intranet Contato Parcerias Fotos Mapas NIEAMBAV Desenvolvimento Projeto Página Inicial

nieambavNeste século XXI, a Humanidade sofre por graves problemas de poluição do ar, solos e água. No caso dos recursos hídricos, o usi inadequados e a crescente demanda estão prenunciando a questão da escassez de água como grave problema futuro. O monitoramento ambiental e a maior compreensão dos impactos da poluição sobre a população microbiana e a saúde humana são campos de pesquisa fundamentais para melhor planejamento na área de Medicina Preventiva e Social no Brasil. Neste projeto pretende-se aplicar e expandir o modelo de monitoramento ambiental geoprocessado á grande área com graves problemas ambientais.

Serão desenvolvidas:

- Metodologias algorítmicas inovadoras de fácil acesso e de baixo custo que podem gerar mapas visuais mostrando o monitoramento geoprocessado constante dos níveis de poluentes orgânicos e inorgânicos, a partir de dados geográficos via satélite, que serão digitalizados simultaneamente com os dados químicos, podendo-se criar um programa de controle e de predição de possíveis graves problemas ambientais e de saúde pública
, pois ainda pode-se ter correlação com os dados biológicos de microorganismos patogênicos e os dados epidemiológicos locais.
- Técnicas de caracterização e especiação entre diferentes poluentes e suas interações mútuas, novos materias de baixo custo (eletro-) químicos para biomarcação, aumento do nível de detecção e até possível descontaminação de poluentes orgânicos e inorgânicos.

 

© 2007/2011 - Núcleo Interdisciplinar de Estudos Ambientais Avançados - Todos os direitos reservados - Design: . pam ayala .
Site Inhotim Site IGAM Intranet Contato Equipe Parcerias Inscrições e Informções Fotos Mapas NIEAMBAV Projeto Desenvolvimento Anexu Comunicação Site FAPEMIG Site UFMG Site feam Site Química Site DESA Site FUNDACENTRO Site ICB Site Medicina Site FUNED Site IGC Site Copasa